Pular para o conteúdo principal

Relação entre o filme Gladiador e a Administração

No filme Gladiador, o general romano Maximus, interpretado por Russell Crowe, organiza seu exército para o combate com bárbaros germânicos. Durante esta batalha, recebe a informação de que herdará o comando do Império Romano. No entanto, Commodus mata o Imperador Marco Aurélio, seu próprio pai, assumindo assim o Império. Com isso, Maximus cria uma estratégia para conquistar o que lhe foi passado. Ele, praticamente sozinho, trava batalhas sangrentas na arena do Coliseu, conquistando a confiança do público, até conseguir vingar a morte de sua mulher e filho, que termina num combate com o próprio Commodus.

Aparentemente é mais um filme que retrata a vida, com suas derrotas e vitórias, de um grande personagem da história de civilizações antigas, mas, no entanto, pode-se notar uma grande identificação com a Administração.

O general Maximus mostra-se, durante o filme, um administrador com visão, determinação e coragem. Ele consegue, mesmo com muitas dificuldades e perdas, prosseguir em sua missão até alcançar o seu objetivo. O sucesso, a fama e a glória só chegam após muito sacrifico, perseverança e luta. Foi necessário traçar metas e superar obstáculos. O planejamento, a organização e o controle foram fundamentais para que obtivesse êxito em sua árdua jornada.

Assim como o general Maximus, o bom administrador precisa ter motivação e insistir em algo no que acredita. É como uma frase do próprio Maximus, “… o que fazemos em vida ecoa na eternidade”, ou seja, aquilo que fazemos porque gostamos ou acreditamos, se bem feito, bem elaborado, planejado e executado, ficará para sempre.

Contudo, o filme traz também algo imprescindível para o ambiente corporativo: a ética. Não importa se você está com sua família, seus amigos, ou colegas de trabalho, nem tampouco defrontando-se com inimigos ou concorrentes, a ética sempre deverá prevalecer, apesar de, às vezes, ser confundido com aproveitar as oportunidades que surgem. Por isso, jamais deve-se esquecer suas origens, quem somos e de onde viemos. Tudo será refletido em seus resultados, na vida e no trabalho.

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre esta matéria.

Postagens mais visitadas deste blog

OFICIAL: Gandu, na Bahia, terá novo cartão postal

Foi confirmado há pouco, através de um pronunciamento no Auditório da Cidade, a transformação do então cartão postal "Lago Azul" num parque, ainda sem nome definido e prazo para conclusão das obras.

O fato é que esta decisão divide opiniões. Enquanto parte da população acredita que esta é a única solução para o problema do mau cheiro no lago, outros sugerem que isto vai desfigurar a entrada da cidade.

"As pessoas que estão viajando pela BR 101 e passam por aqui, como saberão que estão em Gandu?", perguntou um cidadão que costuma utilizar o local para suas caminhadas ao final das tardes.

Um grupo de profissionais nomeados AEU GANDU, formado por Arquitetos, Engenheiros e Urbanistas já estudam o projeto e discutem sobre o início da obra.

Enquanto o projeto não sai do papel, seguimos contemplando o belo e mau cheiroso Lago Azul.

Organização, Sistemas e Métodos

É muito fácil, hoje em dia, identificar o trabalho de um profissional da área de Organização, Sistemas e Métodos (OSM) dentro das organizações. Empresas que prezam por um bom funcionamento de suas atividades, preocupados sempre com o resultado positivo de suas ações estão utilizando cada vez mais os serviços desses profissionais. O que ocorre em muitos casos ainda é a contratação de consultorias para comandar tal processo.
Outra forma que as empresas encontraram para utilizarem a OSM de forma eficiente e eficaz foi atribuindo esta função a funcionários da casa que já conheça a maior parte da sua estrutura organizacional, facilitando o trabalho de aceitação das mudanças, quando necessário, por parte, principalmente, dos colaboradores.
Às vezes, a mudança não está necessariamente no espaço físico, na beleza ou na quantidade de equipamentos de um determinado setor ou da empresa como um todo, mas na postura que os funcionários, supervisores, diretores da organização devem ter. Quando a empr…

Workshop Planejamento, Produção e Recursos Patrimoniais

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 22/03, o Workshop sobre Planejamento, Produção e Recursos Patrimoniais. Este evento foi produzido pela turma do VII semestre de ADM da Faibra, no auditório do Shopping Gan.

Durante o evento foram executadas diversas oficinas, escolhidas pelos próprios alunos, com supervisão do professor Robert dos Santos, referentes aos temas a seguir:

- Planejamento Estratégico
- Organização, Sistemas e Métodos (OSM)
- Planejamento e Processos Operacionais de Produção
- Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
- Sistema de Informação

Alunos de outras turmas/pólos prestigiaram o evento, interagindo e agregando conhecimento.  Houve participação também do corpo administrativo e docente da faculdade.

A seguir, algumas imagens do Workshop: