Relação entre o filme Gladiador e a Administração

No filme Gladiador, o general romano Maximus, interpretado por Russell Crowe, organiza seu exército para o combate com bárbaros germânicos. Durante esta batalha, recebe a informação de que herdará o comando do Império Romano. No entanto, Commodus mata o Imperador Marco Aurélio, seu próprio pai, assumindo assim o Império. Com isso, Maximus cria uma estratégia para conquistar o que lhe foi passado. Ele, praticamente sozinho, trava batalhas sangrentas na arena do Coliseu, conquistando a confiança do público, até conseguir vingar a morte de sua mulher e filho, que termina num combate com o próprio Commodus.

Aparentemente é mais um filme que retrata a vida, com suas derrotas e vitórias, de um grande personagem da história de civilizações antigas, mas, no entanto, pode-se notar uma grande identificação com a Administração.

O general Maximus mostra-se, durante o filme, um administrador com visão, determinação e coragem. Ele consegue, mesmo com muitas dificuldades e perdas, prosseguir em sua missão até alcançar o seu objetivo. O sucesso, a fama e a glória só chegam após muito sacrifico, perseverança e luta. Foi necessário traçar metas e superar obstáculos. O planejamento, a organização e o controle foram fundamentais para que obtivesse êxito em sua árdua jornada.

Assim como o general Maximus, o bom administrador precisa ter motivação e insistir em algo no que acredita. É como uma frase do próprio Maximus, “… o que fazemos em vida ecoa na eternidade”, ou seja, aquilo que fazemos porque gostamos ou acreditamos, se bem feito, bem elaborado, planejado e executado, ficará para sempre.

Contudo, o filme traz também algo imprescindível para o ambiente corporativo: a ética. Não importa se você está com sua família, seus amigos, ou colegas de trabalho, nem tampouco defrontando-se com inimigos ou concorrentes, a ética sempre deverá prevalecer, apesar de, às vezes, ser confundido com aproveitar as oportunidades que surgem. Por isso, jamais deve-se esquecer suas origens, quem somos e de onde viemos. Tudo será refletido em seus resultados, na vida e no trabalho.

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre esta matéria.

Postagens mais visitadas deste blog

Webempreendedorismo: novo modelo de negócios

8 aplicativos que podem tornar o trabalho mais produtivo

Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos