10 dicas para deixar seu Windows XP mais rápido

Para quem gosta ou precisa dar uma melhorada no sistema operacional Windows XP, vai aí algumas dicas interessantes. Vale lembrar que algumas delas só podem ser executadas por pessoas que tenham certa habilidade com a máquina... não façam nada sem garantias totais do que ocorrerá com a máquina.


1) Tenha pelo menos 512 MB de RAM

Para o Windows XP rodar de maneira satisfatória, é necessário pelo menos 512 Mb de memória RAM. Com menos do que isso, o desempenho do sistema operacional deixa a desejar. Memória RAM é um dos upgrades mais baratos que você pode fazer na sua máquina, e o resultado pode surpreendê-lo. Mas tome cuidado para comprar pentes de memória compatíveis com a sua placa-mãe. Obtenha ajuda do fabricante do computador ou de um especialista.


2) Remova os efeitos "especiais"

Por padrão, a área de trabalho do Windows XP é toda incrementada: a seta do mouse e os menus são sombreados, o conteúdo das janelas aparece quando elas são arrastadas e por aí vai. Essas "frescuras" exigem mais do computador. Se você não se importa em ter um desktop sem graça, mas rápido, desabilite esses efeitos: Clique com o botão direito no ícone Meu Computador e abra o item Propriedades; Na aba Avançado, dentro de Desempenho, clique em Configurações; Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.


3) Desabilite as pastas ZIP

O Windows XP, por padrão, trata arquivos comprimidos no formato ZIP como pastas, mas deixa o sistema mais lento - é melhor utilizar programas como o WinZip e o WinRar. Para desabilitar o acesso direto às pastas ZIP, faça o seguinte: Vá em Menu Iniciar -> Executar e digite "regsvr32 /u zipfldr.dll" (sem as aspas). Você deverá ver uma caixa de texto com a mensagem "DllUnregisterServer em zipfldr.dll teve êxito" como confirmação do registro.


4) Remova aplicativos desnecessários na inicialização

Abra o Menu Iniciar -> Executar e digite msconfig; Vá até a aba Inicializar e desmarque todos os programas que não precisam ser carregados ao ligar o computador. Cuidado para não desmarcar aplicativos importantes, como o antivírus. Remova somente aqueles que você conhece.


5) Faça uma faxina no disco rígido

Abra o programa, em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de disco; Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e remova programas que você não usa com freqüência. São necessários 300 MB de espaço livre para o Windows funcionar bem.


6) Não utilize a opção Indexar

Vá para "Meu computador" disco C:\ e clique nele com o botão direito do mouse, vá para propriedades, e desmarque a opção, “ indexar arquivo para agilizar pesquisa”


7) Libere 20% de sua banda de rede/Internet.

Um recurso do XP chamado Agendador de pacotes OoS reserva 20% da banda disponível de rede e internet para uso próprio. Desabilite-o da seguinte maneira:(é necessário estar logado como administrador) Clique em Iniciar > Executar, digite GPEDIT.MSC e pressione OK. Em Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede. Selecione, na janela esquerda, “Agendador de pacotes QoS”. Na janela da direita, dê duplo-clique na em “Limite de reserva de banda”. Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha “Limitar % da banda”, digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK. Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está). Reinicie o computador. Você deve fazer isto em todos os computadores da rede.


8) Carregue o Internet Explorer mais rapidamente

Mesmo que você não defina uma página inicial, quando o IE é aberto ele carrega uma instrução chamada About:blank. Desabilite esta instrução e deixe o seu carregamento mais rápido. Para tanto basta adicionar o comando –nohome no atalho do IE. Clique com o botão direito no atalho do IE, vá em Propriedades, e na linha Objeto, adicione (após as aspas) o comando –nohome. Ficará algo assim: "C:\Arquivos de Programas\Internet Explorer\IEXPLORE.EXE” -nohome Clique em OK e pronto!


9) Acelerar o Menu Iniciar

Como no Windows 98, você pode fazer com que os itens do menu Iniciar apareçam mais rápido. Para tanto faça: Iniciar>>Executar>>digite regedit. Procure a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\DesktopAche o item MenuShowDelay na lista da direita, com dois cliques nele abrirá uma caixa, digite o valor de 100, o default do Windows é 400.


10) Desabilite a função hibernar

Desabilitando esta opção você libera uns 500MB de espaço no seu HD e alem do mais se você for se ausentar por muito tempo, desligue o micro. Clique com o botão direito no seu Desktop e escolha Propriedades clique na aba Proteção de Tela, depois em Energia e após em Hibernar, desmarque a opção.


Lembro, mais uma vez, que só devem alterar componentes no SO pessoas que têm conhecimento do que poderá ocorrer com a máquina após as modificações. Aproveite e curta bastante a velocidade disponível em sua máquina!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Webempreendedorismo: novo modelo de negócios

8 aplicativos que podem tornar o trabalho mais produtivo

Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos