SUCESSO É PRIMOGÊNITO DA EXCELÊNCIA

"A paixão é o combustível da caminhada pelo sucesso", diz Rezende, que ouviu 102 brasileiros bem-sucedidos sobre o que eles pensam do sucesso. Sucesso, enfim, é ser capaz de agir sobre as coisas que importam para você, todos os dias. Para saber se você está no caminho do sucesso, procure respostas para as seis questões abaixo. Se responder sim a elas, está na rota certa:

1. Você se sente importante com o que está fazendo no trabalho e na vida pessoal?

2. Você está fazendo diferença?

3. Você trabalha com pessoas que gosta e o sentimento é recíproco?

4. Francamente: você está se divertindo?

5. Seu trabalho é uma fonte de aprendizado?

6. Sua vida está harmoniosa, tem equilíbrio?

Sucesso implica acreditar que você pode encontrar no seu trabalho ao mesmo tempo recompensa financeira e diversão. "O problema é que a grande maioria está num trabalho que não gosta", diz Eugênio Mussak, médico fisiologista especialista em medicina desportiva, que sempre gostou de fato de outra coisa: dar aulas, atividade que fazia num cursinho pré-vestibular em Curitiba. Em 1998 ele abandonou a medicina para se dedicar à sua paixão. Tornou-se, aos 53 anos, um palestrante capaz de receber aplausos de pé. "Hoje, sou mais feliz e tenho mais sucesso", diz.

Por experiência própria, Mussak descobriu que há dois caminhos para as pessoas que não gostam do que fazem. O primeiro é mudar de trabalho. Essa foi sua opção. O segundo é aumentar a percepção a respeito do trabalho que realiza. "Às vezes, as pessoas não gostam do que fazem porque têm uma visão limitada da sua abrangência", diz Mussak. Por exemplo: um vendedor de móveis pode vender apenas móveis ou sonhos de uma casa mais bela. Ao ver um sentido no que faz, a pessoa cria um vínculo emocional que a faz gostar do trabalho. "Assim como acontece no aprendizado, há uma relação clara entre vínculo emocional - gostar do que faz - e sucesso", diz Mussak.

O futuro dos negócios vai necessitar muito mais das pessoas engajadas num projeto ou idéia. Isso significa fazer tudo com paixão, seja servir um café com gentileza, seja forjar uma aliança global. Se você estiver vestindo o chapéu de líder, é melhor começar a defender outra causa do que o dinheiro com a sua equipe. Precisa encontrar maneiras de envolver as pessoas que trabalham para você em tarefas que realmente importam. "As pessoas querem se sentir necessárias, importantes - e ter seu talento reconhecido, é claro. Mas, no fim das contas, se elas não se sentirem comprometidas com o que fazem, farão o mínimo necessário e não o suficiente para promover o crescimento delas mesmas, de seus colegas e da companhia", diz Albion.

Como saber se você precisa fazer uma grande mudança em sua carreira em busca de um trabalho que lhe dê prazer? Muito simples:

1. Quando perguntam sobre o seu trabalho em uma festa, você fica tão empolgado que precisa se conter para não falar demais sobre o assunto?

2. Pergunte a si mesmo: "Se eu morresse hoje, fazendo o que faço, diria a mim mesmo: 'Você fez um bom trabalho. Parabéns" ou então "Que pena que não tive a oportunidade de fazer...' "

3. Conte a seus filhos o que você faz. Você fica orgulhoso quando fala sobre seu trabalho?

Por fim, para sua reflexão: o famoso investidor Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, conta que é constantemente procurado por jovens dizendo que querem ganhar muito dinheiro para depois fazer o que realmente gostam. Buffet responde: "Isso é uma estupidez. Seria como deixar para fazer sexo só na terceira idade".



Colaboração: Marcos Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Webempreendedorismo: novo modelo de negócios

8 aplicativos que podem tornar o trabalho mais produtivo

Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos