Você precisa acelerar ou frear?


Você é o tipo de pessoa que detesta esperar o elevador, as páginas dainternet carregarem ou o sinal abrir? Se respondeu “sim”, é provávelque tenha sido contaminado pelo vírus da impaciência.

Não é de se estranhar, afinal, vivemos na era da pressa. Queremos tudopara ontem e não temos disposição para esperar o menor tempo que seja. Fomos mudando nosso comportamento à medida que o mundo foi evoluindo – e tudo passou a se transformar muito rapidamente. Antes, esperávamosum tempão para um produto novo chegar ao País. Hoje, isso já diminuiumuito e, em alguns casos, chega até na mesma hora.

Nós nos correspondíamos por carta até metade da década de 90, ou seja,precisávamos esperar dias e até semanas para receber notícias de umparente distante. Atualmente, falamos com gente do mundo inteiro, emtempo real, por meio da internet.

É claro que a rapidez tem muitos benefícios, e essa “era da pressa”nos proporciona avanços e condições melhores de vida tanto em casacomo no trabalho. Agora, também é necessário considerar os prejuízosdisso tudo. Passamos a viver como se não tivéssemos tempo a perder, tornamo-nosimpacientes e, muitas vezes, nem aproveitamos a vida porque temospressa de ir para a próxima fase. Normalmente, não sabemos esperar poruma decisão que precisa ser tomada com mais calma, o que leva àansiedade extrema e até a maus resultados.

Também ficamos estressados com o sinal que não abre, desperdiçandonossa energia. Outro exemplo claro disso é as pessoas que não têmpaciência para esperar o colega terminar uma fala. Você já reparoucomo existe gente que finaliza o discurso dos outros porque nãoconsegue esperar eles terminarem? Se isso já aconteceu com você, entãojá sabe qual é a sensação que surge nesse momento.

E o que devemos fazer? Desacelerar e correr o risco de ficar para trásou continuar acelerando e correr o risco de acabar parando justamenteem função de tanta pressa?

Eu ainda não sei qual é a melhor resposta, mas estou em busca.


Colaboração: Marcos Ferreira - www.dropando.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Webempreendedorismo: novo modelo de negócios

8 aplicativos que podem tornar o trabalho mais produtivo

Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos