Dicas para elaboração de Monografia



Bem, como no momento estou cursando o sexto semestre do curso de Administração, estou bem próximo de produzir a "temida" MONOGRAFIA. Acredito que muitos colegas estão apreensivos quanto à sua produção, o que é normal. Alguns possuem uma facilidade maior que outros para chegar ao resultado final, mas isso não quer dizer que esses terão vida fácil pela frente... enfim, são vários processos até chegar lá.

Bem, abaixo publico algumas dicas e sugestões... claro que todos vão receber orientação profissional no momento certo, mas nada impede de começarmos a pesquisar, desenvolver idéias, discutir e passar informações um para o outro.

Começaremos com o título. Talvez poucas pessoas terão a oportunidade de ler sua monografia, mas muitas lerão o título. Este deve ser curto, específico e chamativo; não recomendo títulos-frases nem títulos-perguntas. Capriche no título – será o cartão de visitas de sua monografia.

Quanto às dedicatórias você pode dedicar o seu trabalho a uma só pessoa ou para várias. Evite dedicar a muitas pessoas. Evite as dedicatórias de gosto duvidoso e sobretudo não faça gracejos. Nos agradecimentos não seja demasiadamente efusivo.

Para se fazer uma boa monografia são necessários alguns pré-requisitos: boa redação, gosto e aptidão para o trabalho acadêmico, acesso a uma boa biblioteca e conhecimentos básicos sobre metodologia de pesquisa. Você deve ter curiosidade intelectual e entusiasmo pelo trabalho.

Quanto à estrutura da monografia, inclua citações que enriqueçam o trabalho. Quando se referir a um termo em outra língua, use itálico. Não abuse dos negritos pois deixam o trabalho pesado para se ler. Leia e pesquise muito.

Para finalizar listo abaixo algumas sugestões para temas de monografias:


  • Custos e sua importância na administração

  • O papel do líder no bom gerenciamento de equipes

  • Como as novas tecnologias afetam o comportamento gerencial

  • A controladoria como importante ferramenta da administração

  • Aspectos essenciais do empreendedorismo

  • A importância estratégica da Comunicação Interna na Administração

  • Implantação de Programas de Qualidade Total

  • Motivação como fator fundamental para a boa prática administrativa


Fonte: Fragmentos de textos retirados da Internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos

Relação entre o filme Gladiador e a Administração

UNIASSELVI, você aprende melhor quando tem alguém ao seu lado