Como lidar com os feedbacks da vida (e dos negócios)

Recentemente ministrei algumas aulas de Relações Humanas no Trabalho para uma turma que estava concluindo um curso de Elitricista Predial. E, para minha surpresa, todos, sem exceção, não sabiam o significado da palavra "feedback". Bem, após conceituar e explanar sobre o assunto, abrimos uma discussão sobre o tema.

Bem, este tema realmente é muito delicado, pois deve-se levar em consideração a intenção de quem oferece o feedback: qual o interesse, ajudar ou atrapalhar? Mas isso não é apenas na vida pessoal, mas também na profissional.
Apesar dos riscos, como o de ser mal compreendido pelos colegas, usar a franqueza no ambiente de trabalho é sempre a melhor alternativa. Mas o profissional deve tomar cuidado quando for falar a verdade.
O feedback é um momento propício para falar a verdade. O processo só se torna útil, porém, se alguns cuidados são tomados:
  • Seja descritivo, e não avaliativo: evitar julgamento ao relatar uma situação reduz a necessidade de se reagir defensivamente;
  • Quebre a resistência: reconheça algo positivo antes de dizer a verdade ao outro, caso seja pertinente;
  • Seja específico, ao invés de genérico: em vez de dizer a alguém "você é...", descreva seu comportamento em determinada situação;
  • Foque no comportamento que o outro pode modificar: caso contrário, terá um colega de trabalho frustrado;
  • Seja oportuno: dê um feedback logo após o comportamento em questão, mas é importante observar a abertura do outro para ouvi-lo;
  • Seja pontual: quanto mais objetivo for, mais impacto vai gerar e maiores as possibilidades de melhorias;
  • Seja franco: quanto mais franqueza tiver na comunicação e menos enrolar, mais segurança você terá para falar a verdade.
Nos negócios, comunique a verdade quando for agregar valor ao trabalho e traga informações úteis para o crescimento dos negócios. Além disso, lembre sempre de:
  • Basear-se em fatos;
  • Apresentar soluções, ao invés de relatar problemas;
  • Evitar triangulação na comunicação, ou falar de um terceiro que não esteja presente na reunião;
  • Estimular o debate colocando hipóteses para as verdades em questão;
  • Focar em resultados.
Adaptado de texto retirado no site Administradores.com

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