Como lidar com os feedbacks da vida (e dos negócios)

Bem, este tema realmente é muito delicado, pois deve-se levar em consideração a intenção de quem oferece o feedback: qual o interesse, ajudar ou atrapalhar? Mas isso não é apenas na vida pessoal, mas também na profissional.
Apesar dos riscos, como o de ser mal compreendido pelos colegas, usar a franqueza no ambiente de trabalho é sempre a melhor alternativa. Mas o profissional deve tomar cuidado quando for falar a verdade.
O feedback é um momento propício para falar a verdade. O processo só se torna útil, porém, se alguns cuidados são tomados:
- Seja descritivo, e não avaliativo: evitar julgamento ao relatar uma situação reduz a necessidade de se reagir defensivamente;
- Quebre a resistência: reconheça algo positivo antes de dizer a verdade ao outro, caso seja pertinente;
- Seja específico, ao invés de genérico: em vez de dizer a alguém "você é...", descreva seu comportamento em determinada situação;
- Foque no comportamento que o outro pode modificar: caso contrário, terá um colega de trabalho frustrado;
- Seja oportuno: dê um feedback logo após o comportamento em questão, mas é importante observar a abertura do outro para ouvi-lo;
- Seja pontual: quanto mais objetivo for, mais impacto vai gerar e maiores as possibilidades de melhorias;
- Seja franco: quanto mais franqueza tiver na comunicação e menos enrolar, mais segurança você terá para falar a verdade.
Nos negócios, comunique a verdade quando for agregar valor ao trabalho e traga informações úteis para o crescimento dos negócios. Além disso, lembre sempre de:
- Basear-se em fatos;
- Apresentar soluções, ao invés de relatar problemas;
- Evitar triangulação na comunicação, ou falar de um terceiro que não esteja presente na reunião;
- Estimular o debate colocando hipóteses para as verdades em questão;
- Focar em resultados.
Adaptado de texto retirado no site Administradores.com
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre esta matéria.