A ADMINISTRAÇÃO: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS


A Administração, como é conhecida hoje, passou por várias etapas ao longo da história. Conceitos foram criados e teorias foram surgindo de acordo a realidade de cada época, desde o início do século XX, quando a Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas, com a Administração Científica, de Frederick Taylor.

A partir daí outras teorias surgiram acrescentando e enriquecendo ainda mais a Administração. As teorias Clássica, Burocrática e Estruturalista deram ênfase a estrutura organizacional. Com ênfase nas pessoas, surgiram as teorias Comportamental e do Desenvolvimento Organizacional. Já as teorias dos Sistemas e da Contingência surgiram com ênfase no ambiente e tecnologia.

Todas estas teorias devem e são discutidas até hoje nos cursos de formação dos novos Administradores. Administradores estes que devem estar também conectados com os novos conceitos da Administração, pois administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, e projetos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração. Com isso, o novo Administrador precisa ser proativo, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor das promessas, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e ser um bom líder ajudando os funcionários para que eles possam crescer junto com a empresa.

Hoje é fundamental ao Administrador, a aplicação de quatro funções: Planejar, que é específico do processo decisório; Organizar, que é o processo que facilita a realização de objetivos; Liderar, que envolve influência sobre pessoas para que atuem num objetivo em comum; e Controlar, a fim de garantir a execução do planejado e a correção de possíveis erros.

Enfim, o Administrador precisa ser bom o suficiente para entender o passado, viver o presente e compreender o futuro.

Colaboração: Deyze Cristina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Webempreendedorismo: novo modelo de negócios

8 aplicativos que podem tornar o trabalho mais produtivo

Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos