Por que líderes inteligentes falham
A maioria das empresas é liderada por pessoas altamente inteligentes e quando falham geralmente é por conta dos erros idiotas desses líderes inteligentes. Até mesmo quando um produto - ou a falta de um - está no centro do espetáculo, o pensamento falho de pessoas muito inteligentes é geralmente o que fez com que as coisas desmoronassem.
Existe uma quantidade muito grande de exemplos para listar todos eles, mas dentro dos meus favoritos está a Kodak, uma empresa que inventou e que se atrasou na tecnologia da fotografia digital porque sua liderança teve medo de que isso fosse desfazer o núcleo de seus negócios (eles entraram posteriormente em falência). E tem a Xerox, uma empresa que não apenas falhou em capitalizar um dos produtos mais revolucionários da história - um computador com interface gráfica de usuário - mas deixou que os funcionários da Apple visitassem e copiassem sua tecnologia. Não preciso dizer como isso terminou.
É fácil e até reconfortante assumir que esses líderes não estavam prestando atenção, porque isso reforça a ideia de que tais falhas nunca poderiam acontecer conosco. Mas a verdade de tudo é que esses líderes foram pessoas inteligentes com históricos altamente impressionantes. Você pode ter certeza de que eles estavam prestando atenção. Mas, então, o que aconteceu?
Sydney Finkelstein, um professor da Darthmouth’s Tuck School of Business, passou seis anos buscando uma resposta para essa pergunta. Ele e seus colegas estudaram 51 das falhas mais famosas do mundo dos negócios, entrevistando CEOs e pessoas de todos os níveis. Finkelstein quis entender os funcionamentos internos de cada negócio, explorar as mentes dos principais executivos e descobrir o que os levou a tomar decisões desastrosas.
Ele e sua equipe descobriram que as decisões fracassadas que esses líderes inteligentes tomaram foram algumas vezes intencionais e algumas vezes acidentais, mas eles sempre seguiram um padrão claro de arrogância que garantiu que mesmo a empresa mais próspera fosse arruinada.
Para continuar a ler, clique aqui.
Fonte: Administradores.com
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre esta matéria.