Os riscos e os erros!


Certa vez, uns dois anos atrás, tive a oportunidade de ler uma entrevista do Jorge Paulo Lemann onde ele disse a seguinte frase:
"O maior risco é não tomar risco, não dá pra ficar sem tomar nenhum risco, senão você não faz nada."
Há poucos dias atrás, acompanhei o fantástico evento da Endeavor chamado #Day1, novamente tive a grande oportunidade de ouvir Jorge Paulo falar, nesta ocasião ele disse:
"Não desanimem quando cometerem erros, continuem tentando, aprendam como eu aprendi com todos estes pequenos fracassos que tive."
Terminado o evento, as palavras davam voltas na minha cabeça tentando me mostrar alguma conexão, pensava avidamente sem conseguir fixar uma linha de raciocínio que me parecesse coerente, meu cérebro parecia trazer uma enxurrada de informações, todas chegando ao mesmo tempo, sentia meu "Banco de Dados interno" transbordando de informações a ponto de travar meu servidor pessoal, quando de repente, me lembrei da entrevista de alguns anos atrás onde a frase de Jorge Paulo citava os riscos, estava feita a conexão que eu tanto queria achar.
Não sei se acontece com vocês, mas quando eu vejo que uma das personalidades mais influentes do mundo, hiper competente e bem sucedido nos seus negócios falar sobre Riscos & Erros é porque estes tópicos necessitam de uma atenção especial.
Como nós, meros mortais em busca dos nossos sonhos, sejam eles grandes, gigantes ou pequenos, podemos desanimar frente uma postura tão empreendedora como está?
Percebam, convido vocês a olharem para a palavra Empreendedorismo de forma diferente a partir de agora. Empreender não pode ser encarado somente como abrir um negócio ou trabalhar por conta própria, falo de empreender para viver bem, de se colocar como protagonista do seu destino, do seu futuro, das suas decisões.
E tomar decisões nos faz errar, nos faz correr riscos, mas calma, não se desespere ainda.
Embora nossa cultura seja a de condenar quem erra, é impossível acertar o tempo todo, não existe acerto sem erros e não existe erros sem riscos, portanto, se você se deixou abater por aquele errinho bobo que te envergonhou, que te fez parecer infantil, não pule de cima do criado-mudo para se matar, você não está sozinho!
O homem mais poderoso do mundo erra igual a você!!!
Levante a cabeça, reajuste o foco em direção ao seu sonho e bora trabalhar para chegar de encontro a ele. Ir atrás do seu sonho tem que ser parecido com andar de bicicleta, se você parar de pedalar você cai e caído fica mais difícil sonhar.
Permita-se errar!!!
Por Douglas Neto
Fonte: CFA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Webempreendedorismo: novo modelo de negócios

8 aplicativos que podem tornar o trabalho mais produtivo

Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos