Conheça o projeto anti-corrupção que foi corrompido antes de sair do papel


No ano passado, um projeto chamado "The DAO" levantou mais de 150 milhões de dólares, se tornando um dos maiores crowdfundings da história. O propósito da DAO, sigla para Organização Autônoma Descentralizada (Descentralized Autonomous Organization), era construir entidades que são autoadministráveis sem intervenção humana. São comunidades, negócios ou sistemas que possuem instruções pré-programadas que não podem ser alteradas. Uma vez pronta, a organização autônoma seria imutável, o que poderia acabar de vez com erros humanos e corrupções em qualquer tipo de sistema. Para desligar uma DAO, somente desligando a internet como um todo.
Na teoria, algo impressionante. Mas na prática, o projeto que deveria ser impenetrável, acabou sendo hackeado. De alguma forma, hackers conseguiram desviar 50 milhões de dólares dos fundos arrecadados com o financiamento coletivo. Segundo a Folha de São Paulo, para conseguir atacar a rede, "hackers criaram divisões e subdivisões consecutivas do dinheiro, extraindo recursos a cada rodada".
Para contornar a situação, os criadores do projeto The DAO, se viram em um dilema, já que voltar atrás no sistema, para devolver o recurso roubado, implicaria em ter que alterar a DAO, o que vai contra sua própria essência. Parte do grupo, que inclui o desenvolvedor brasileiro Alex Van De Sande, resolveu então atacar o hacker, usando as mesmas técnicas que ele havia usado. O time "Robin Hood", como foi chamado, já conseguiu reaver parte do dinheiro, mas alguns entusiastas das organizações autônomas agoram questionam a credibilidade do The DAO.

Fonte: Administradores.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Webempreendedorismo: novo modelo de negócios

8 aplicativos que podem tornar o trabalho mais produtivo

Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos