Por que o RH pede a pretensão salarial?


Tem de tudo. Tem empresa picareta. Tem empresa de recrutamento que não tem vaga, que quer cobrar do candidato e anuncia dessa forma para receber possíveis clientes. Mas vamos falar das empresas sérias, seja em uma seleção orgânica (dentro da própria empresa) ou por empresas de seleção.
Por que pedimos a pretensão salarial do candidato, já que nós é que anunciamos a vaga?
A resposta é simples: porque não sabemos quanto pagar. Isso mesmo, perguntamos quanto as pessoas querem ganhar porque não sabemos quanto pagar a elas. Por exemplo:
Queremos substituir um profissional por outro com perfil um pouco diferente. Então precisamos deixar o salário aberto para não corrermos o risco de perder pessoas aderentes por causa do valor. Neste caso, até pode existir uma faixa salarial pré-determinada, mas costuma haver uma elasticidade considerável.
Temos um cargo novo na empresa e não temos noção de mercado para aquela função. Vamos ter uma ideia de média através dos candidatos, e contratar um deles dentro do valor pedido.
Se há um salário fechado, sem possibilidade de conversa por parte da empresa, não tem porque o RH lançar uma vaga pedindo a pretensão salarial. Isso só gera perda de tempo e desgaste para ambos os lados.
É muito provável que a vaga que você viu perguntando quanto você quer ganhar esteja em uma dessas situações especiais.
Pesquisas salariais podem ajudar, mas nada como sentir o mercado de verdade. Não se trata de leilão. Até porque, é muito difícil encontrar candidatos com habilidades pares e com grande diferença na pretensão salarial.
Não rejeite ou descarte vagas com salário aberto. Você pode estar perdendo uma oportunidade séria.

O que responder
Vejo que as pessoas ficam desconfiadas com este tipo de pergunta na vaga, achando que há outra intenção, ou que é uma loteria, um pré teste que o candidato tem que acertar.
Não tem outra opção, sendo a vaga séria ou de um picareta, sempre responda a verdade. Saber seu valor de mercado é essencial para a carreira e vejo que muitos profissionais, principalmente os mais jovens, têm dificuldades em determinar uma faixa de salário adequada.
Pense nestas perguntas: Quanto é bom para você? Qual seu último salário? Como está o mercado para o que você faz? Você conhece outras pessoas no mesmo nível profissional que o seu? Pesquisa quanto outras vagas estão oferecendo? Você tem algum diferencial de mercado que possa agregar no seu currículo para pedir um salário um pouco acima, ou não tem experiência suficiente e aceita um valor um pouco menor para melhorar seus conhecimentos?
Fazendo estas considerações, você chegará a um valor adequado para se candidatar a este tipo de vaga. Se estiver muito abaixo ou muito acima do que o selecionador esperava, não se preocupe, aquela vaga não era boa para você. Apesar de alguns cargos terem uma variação grande de valor salarial, esta ainda é a forma de “medir” o nível dos profissionais (repare o cuidado com planos de carreira e cargos e salários atrelados a pontos e competências), e se sua pretensão ficou muito fora do esperado pela empresa, acredite que a vaga estava realmente fora do seu perfil.
Fonte: CFA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos

Relação entre o filme Gladiador e a Administração

UNIASSELVI, você aprende melhor quando tem alguém ao seu lado