Como identificar se o time tem problemas de comunicação?


Em sua equipe, todas as pessoas têm liberdade para expor insatisfações? Há alinhamento de expectativa do líder com os funcionários? Os feedbacks são uma via de mão dupla? Caso a resposta a essas questões seja negativa, dificilmente os negócios em sua empresa estão fluindo como deveriam. E isso pode estar afetando mais gente do que você imagina. A má comunicação de um líder pode influenciar não só a entrega dos colaboradores, mas o clima de uma empresa inteira.

Vamos listar para você alguns sinais que podem te ajudar a perceber que a comunicação precisa melhorar:

Você pede “x” e seu funcionário entrega “y”

Vamos imaginar a seguinte situação: um líder passa um projeto a alguém de sua equipe e ressalta que o trabalho precisa ser concluído em dois dias. E quando recebe o material, percebe que o que foi entregue está completamente diferente do solicitado. De quem é a culpa?

Pode ser sim do líder! Por ter explicado apressadamente a demanda, pode não ter deixado claro como o colaborador deveria proceder. O líder não contou quais passos deveriam ser seguidos para cumprir o prazo. Muito menos explicou o motivo da urgência. Como consequência a essa falta de comunicação, o funcionário não conseguiu atingir as expectativas do chefe. Rogerio Chequer, sócio da SOAP, diz que “se o responsável pelo time não é um comunicador eficiente, quem está embaixo dele não saberá qual é o objetivo do trabalho”.

Picuinha entre pares

Acabou de ser decretada uma nova norma na empresa. Por apenas ter sido divulgada na Intranet – de forma não muito clara –, boatos acerca dos possíveis beneficiados pela recente norma e dos que se prejudicarão também estão circulando. A informação ainda nem foi pessoalmente divulgada para a equipe, mas já está havendo conflito entre os funcionários. Quem é o responsável por essa situação? O líder.
Sempre dizemos isso: Informar é diferente de comunicar!
É seu papel ser transparente e verdadeiro para manter o time informado. Para evitar confusão, suas decisões devem ser objetivamente esclarecidas, e ele deve estar disponível para ouvir possíveis queixas.

Funcionários que fogem de reuniões presenciais

Uma reunião decisiva com um cliente está chegando. Qual a reação de um funcionário quando ele é designado a fazer uma apresentação como representante da empresa? Caso ele e grande parte de sua equipe fiquem infelizes ao cumprir funções como essa, seu time tem um problema de comunicação – que pode ser causado pelo medo do julgamento, ou pelo nervosismo de falar para uma plateia. A boa notícia é que esse medo é trabalhável. Em nosso curso Domínio Emocional, apresentamos técnicas que ajudam as pessoas a não serem controladas por suas emoções em situações como estas.

Quando os funcionários têm medo de falar com o chefe

Um funcionário precisa falar para o líder que um projeto não aconteceu como deveria. A falta de coragem o faz demorar para tomar a iniciativa. Chegado o momento da verdade, o estresse toma conta do líder. O resultado é uma fala agressiva e sem empatia com o funcionário. Por conta disso, o medo dele se agrava.

Isso impacta a forma como os outros colaboradores veem o chefe, prejudicando uma comunicação transparente entre líder e liderado.

A dificuldade de se colocar no lugar do outro é comum em equipes com problema de comunicação.

Funcionários pavio curto

A falta de empatia pode, inclusive, vir por parte dos liderados. Colaboradores com pouca paciência para conversar com a equipe ou para escutar feedbacks negativos são um exemplo disso. São os famosos funcionários “pavio curto”. Por ter uma visão de mundo limitada às suas crenças, eles falam agressivamente e tornam o ambiente de trabalho extremamente desagradável.

Esses são apenas alguns dos indicadores de uma má comunicação interpessoal. Para evitá-los, é função do líder transmitir as informações com clareza, dar feedbacks, possuir uma escuta atenta e alinhar suas expectativas com os funcionários.

Por sua vez, os liderados devem ter abertura e se sentir à vontade para colocar seus pontos de vista. O Rogerio ainda acrescenta que “a comunicação é capaz de mudar a percepção das pessoas.

Influencia altamente na empolgação do colaborador no trabalho”. “Ninguém trabalha só com o que gosta. As pessoas ficam mais ou menos empolgadas no trabalho não só por aquilo que fazem, mas também por como se sentem. E uma boa comunicação pode influenciar positivamente o sentimento da equipe”, explica.
Conteúdo publicado originalmente no blog da Soap e cedido ao Administradores.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Webempreendedorismo: novo modelo de negócios

8 aplicativos que podem tornar o trabalho mais produtivo

Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos