Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos


A análise PEST representa o ponto inicial das análises das influências ambientais importantes no passado e potenciais mudanças a ocorrer no presente com repercussões no futuro das organizações e de seus concorrentes. A Análise PEST se baseia essencialmente nas influências que os fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos podem trazer para a empresa (JUNIOR, 2010).

Político-Legais

Segundo Junior (2010), a política fiscal, a lei do comércio externo, a lei do trabalho, a estabilidade do governo e outras normas legais interessam à empresa para que sejam analisadas cuidadosamente os seus impactos, pois mudanças nesses fatores podem influenciar drasticamente a atividade de uma empresa.

O Brasil vem legislando em matéria da tecnologia da informação desde 1984, com vistas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento deste então incipiente setor da economia (MARSÍGLIA, 2008).

Segundo Marsíglia (2008), os principais benefícios trazidos pelas leis de incentivo ao setor de tecnologia da informação são o estabelecimento de incentivos fiscais à empresas que desenvolvam ou produzam bens e/ou serviços relacionados à tecnologia da informação e automação, os requisitos para a inclusão de novas linhas de produtos no programa de incentivo foram simplificados, e a criação de incentivos adicionais para investimentos em pesquisa e desenvolvimento conduzidos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

Econômicos

Aspectos Econômicos tais como taxa de juros, a inflação, a moeda, o rendimento disponível, a energia e custos não podem ser deixados de lado na análise do ambiente (JUNIOR, 2010).

A conjuntura econômica brasileira atual se encontra relativamente bem, mesmo depois de se ter acabado de sair de uma crise que começou nos Estados Unidos e atingiu o restante do mundo e estando prestes a entrar em uma outra que agora atinge a Europa e não se sabe exatamente os impactos que surgirão no restante do planeta.

Como conseqüência da crise econômica que atingiu os Estados Unidos, como uma forma de estimular o comércio como um todo, houve um incentivo do governo para estimular a economia, baixando as taxas de juros de financiamentos, impostos cobrados sobre produtos industrializados e campanhas de incentivo ao consumo.

O comércio como um todo se beneficiou dessa nova política, mesmo que sendo uma medida de contenção de crise, e o setor de tecnologia foi um dos que também se beneficiaram.

Social

Se preocupa com as atitudes e os valores culturais, que são a base de uma sociedade, e geralmente direcionam condições de mudanças demográficas, econômicas, tecnológicas e políticas (HITT et al, 2002).

A sociedade está em constante mudança. A percepção de essencialidade da informática esta trazendo novos rumos ao hábito de consumo da população. O que antes era acessível apenas às classes mais altas, hoje está disponível para todos. Isso fica claro quando verificamos que o número de pessoas com acesso à internet vem aumentando cada vez mais rapidamente.

A Reciclatec percebe isso e vê como seu principal cliente o público das classes C,D e E. Isso indica que as condições de consumo e ascensão social estão se alterando e estão cada vez mais inclusivas.

Tecnológicos

As mudanças tecnológicas ocorrem em várias partes da sociedade, e seus efeitos ocorrem por meio de novos produtos, processos e materiais. As mudanças tecnológicas incluem as instituições e atividades envolvidas na criação de novos produtos, processos e materiais (HITT et al, 2002).

O setor em que a Reciclatec atua está em constante mudança. A evolução em que os equipamentos vendidos na loja são implementados é imensa. A alteração dos equipamentos influencia aos consumidores a buscarem sempre versões mais atualizadas dos produtos oferecidos, estipulando a atualização da empresa que a cada três meses faz alguma alteração nesses equipamentos e que a cada dois anos, em média, faz uma reformulação no oferecimento da tinta.

Fonte: Administradores.com

Comentários

  1. mto bom o artigo,vejam tb esse vídeo completo e curto.Mto bom.
    https://youtu.be/lpkZA1EImHM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre esta matéria.

Postagens mais visitadas deste blog

Webempreendedorismo: novo modelo de negócios

8 aplicativos que podem tornar o trabalho mais produtivo