As cinco lições de estratégia de La Casa de Papel


Você muito provavelmente já ouviu falar do livro de estratégia “A Arte da Guerra”, do general chinês Sun Tzu. Se esse assunto - estratégia - lhe interessa já deve ser deparado com os “5Ps da Estratégia” de Henry Mintzberg (Plano, Pretexto, Padrão, Posição e Perspectiva), ou as 5 Forças de Porter, concebido por Michael Porter, e que relata as cinco forças competitivas que moldam a estratégia.Todas essas teorias e conceitos acabam formando um importante alicerce da literatura do mundo dos negócios e ajudam milhares de empresas a entender ainda mais os desafios corporativos.
Seria, sem dúvida nenhuma, muita ousadia comparar essas teorias e o aprendizado delas com as estratégias observadas na série “La Casa De Papel”, no entanto, a nova produção disponível no catálogo da Netflix apresenta alguns pontos muito interessante sobre estratégia e que acabam sendo importantes aprendizados a serem colocados em prática (obviamente, não para roubar bancos).
Antes de mais nada, se você não viu nada da série trata-se de uma produção espanhola em que um estrategista de primeira linha - chamado de “professor” - recruta uma série de especialistas em diferentes áreas (digo, pessoas com antecedentes criminais) para roubar um banco. Mas não é um banco simples, e sim a Casa da Moeda da Espanha. A intenção deles é roubar mais de 2 bilhões em notas que eles mesmo ajudariam a produzir na hora do roubo.
Pode ficar tranquilo(a) que não haverá spoiler por aqui, afinal, ainda não completei a série toda e, de fato, não sei se realmente eles conseguem completar o seu objetivo. E já anunciaram uma segunda temporada, ou seja, a história ainda terá pano na manga para continuar. Mas agora já apresentado a série, vamos as lições observadas:
1 - Planejamento
Para fazer algo bem feito, a partir do momento que você planeja com antecedência todas as etapas, as chances de dar certo aumentam bastante. É você ter um objetivo e traçar os passos para que realmente consiga alcançá-lo. Na série, todos ali sabiam exatamente o que era para ser feito e quando ser feito.
2 - Antecipação
No próprio planejamento, a partir do momento que você estuda todas as variáveis, ou seja, desenvolve fluxos sobre acontecimentos, você antecipa problemas ou soluciona situações. É o fato de que a ação A pode gerar a consequência B, C ou até D. Saber o que irá fazer em qualquer uma dessas consequências, resulta em uma melhorar formatação. No caso da série, os assaltantes estão sempre um passo a frente da polícia. Mesmo com alguns imprevisto que acontecem durante o roubo, de certa forma, eles estudaram várias situações do que a polícia faria. E estavam preparados para elas (pelo menos até o momento que assisti a série).
3 - Ter uma equipe complementar
Quando você une pessoas de características talentos complementares, você tem uma capacitação maior para realizar um trabalho bem feito. No meio das startups, por exemplo, sempre indicamos que busque sócios que complementem suas habilidades e não que façam exatamente o que você já faz. Na série, cada integrante da equipe possui funções bem específicas dentro do roubo e isso faz muita diferença. A  equipe foi montada e escolhida pelo “professor”, para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Naturalmente, quando falamos de pessoas, existem algumas peças que acabam não trazendo tanto resultado quanto esperado e isso é um dos pontos de emoção na "La Casa de Papel".
4 - Conheça bem seus inimigos (seus concorrentes)
Uma frase marcante de Sun Tzu: “Conheça o seu inimigo como a si mesmo e não precisa temer o resultado de cem batalhas”. Essa é uma premissa importante até no mundos de negócios. Se você conhece seus concorrentes, saberá o que eles fazem e saberá como se diferenciar deles para o seu público. Na série, o professor conhece muito bem todos os funcionários do banco, assim como busca aproximação com a polícia, a pessoa com quem está negociando, enfim, ele entende o que se passa na cabeça deles e consegue planejar seus próximos passos e falas.
5 - Essa é com você
Você assistiu a série e viu alguma lição de estratégia? Então compartilha nos comentários o que você achou. Será muito interessante ver a sua análise também.
Por Fábio Bandeira de Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise PEST - Verificação do fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos

Relação entre o filme Gladiador e a Administração

UNIASSELVI, você aprende melhor quando tem alguém ao seu lado