Administrar empresa e reformar imóvel

Tão difícil quanto administrar com eficiência e eficácia uma organização é administrar a reforma de um imóvel. Tentarei, através de comparações entre os membros que compõem uma empresa e os trabalhadores da construção civil, encontrar diferenças e semelhanças para mostrar que, apesar das operações entre eles serem distintas, suas metas e objetivos são traçados de forma paralela, buscando o mesmo resultado: o sucesso do empreendimento.

Imagine-se como o dono da empresa, o chefão. Obviamente, estando nesse posto, ao contratar alguém para gerenciar as operações da empresa/reforma, a idéia é que esta pessoa seja altamente capacitada para, além de formar uma boa equipe de trabalho, consiga controlar as ações dos colaboradores/operários de forma que todo o serviço a ser realizado, aconteça da forma pretendida, no menor tempo possível, sem que haja prejuízo financeiro como também sem atrasos para entrega do bem/serviço produzido.

Por exemplo, ao contratar um gerente/mestre de obras, você imagina que o mesmo conseguirá, após todas as suas indicações, solicitações, observações e apontamentos, fazer com que a sua equipe de trabalho execute as operações do serviço de forma a agilizar todo o processo. Para isso, faz-se necessário que este pessoal seja capacitado e esteja motivado para que possa desempenhar suas funções da melhor forma possível.

Certa feita, ao contratar um mestre de obra para continuar a reforma de um imóvel, fui obrigado a exercer uma das atribuições que o administrador precisa ter e que preciso melhorar: a paciência. De cara, o prazo estabelecido pelo próprio mestre de obra para começar o serviço não foi cumprido. Após quinze dias, o mestre de obra afirmou que começaria a obra, mas que não poderia estar presente no início e que por isso enviaria um pedreiro (subgerente). No entanto, o mesmo não pode comparecer alegando problemas de saúde. Enfim, com todos os contratempos e atrasos, a obra teve início após vinte dias.

Imagine isso na sua empresa. Já pensou um cliente esperar por mais de quinze dias a entrega de um produto/serviço que se fazia necessário e sem ele todo o processo é interrompido? Pois é. São situações assim que podem acontecer conosco enquanto administradores. Às vezes um plano B resolve o problema, mas, em alguns casos não. Por isso é importante conhecer todo o processo de produção, os departamentos, os colaboradores... enfim, toda a organização.

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